Quais cuidados devo ter ao dirigir no inverno?

A estação mais fria do ano está chegando e, com ela, alguns cuidados ao pegar a estrada devem ser redobrados, seja para uma simples ida ao mercado ou em algum trajeto mais longo. As estradas ficam mais escorregadias, a visibilidade diminui e o carro pode apresentar mais problemas devido às baixas temperaturas.

            Com alguns cuidados simples e atenção redobrada você terá um inverno seguro e mais tranquilo em relação ao seu carro e á sua segurança. Confira algumas dicas:

– Mantenha a revisão do carro em dia

            Detalhes pequenos podem fazer uma grande diferença nos dias frios. Faça um check-up do carro e verifique se os freios, os limpadores, o sistema de ar quente, o desembaçador e os faróis estão funcionando corretamente. Verifique também o óleo e os demais fluídos do carro e se os pneus estão com a calibragem adequada. E claro, não esqueça da manutenção do ar-condicionado.

– Visibilidade

            No inverno, chuvas e neblina são muito comuns. Com elas, a visibilidade do motorista diminui consideravelmente, exigindo uma atenção redobrada. Diminua a velocidade, dobre a distância do veículo da frente e utilize os faróis, em luz baixa, mesmo durante o dia, eles irão facilitar a sua visão da via.  Se precisar parar, procure um local seguro. Como a visibilidade é menor, os outros motoristas podem não enxergar o seu carro e causar um acidente.

– Aquaplanagem e Subviragem

            O acúmulo de água ou o excesso de umidade na via podem deixar a direção mais pesada e perigosa. No caso da subviragem, as manobras em curvas se tornam mais difíceis graças à menor tração da estrada. Nesse caso, diminua sutilmente e devagar a velocidade e pise delicadamente no freio, mantendo seus reflexos ativos. Já em caso de Aquaplanagem, o risco de derrapagem aumenta, então reduza a velocidade ao passar por poças d’água e procure manter os pneus retos, irá ajudar caso o veículo derrape.

– Conforto do motorista

            Dirigir no inverno pode não ser a situação mais agradável de todas, já que as mãos e os pés ficam gelados e os casacos são pesados. Por isso, procure roupas e calçados mais leves e que te mantenham aquecido. Procure também manter uma temperatura agradável dentro do carro, não aquecendo demais o ambiente. Mantenha uma pequena parte da janela aberta, para que o ar possa circular. Assim, você conseguirá manter a atenção e terá reflexos bons em casos de emergência.

– Verifique as condições do tempo antes de sair

            Conferir a previsão do tempo antes de sair de casa pode evitar acidentes e imprevistos desnecessários. Verifique se você conhece a rota e se existem caminhos alternativos caso precise. Saia apenas para realizar o necessário, principalmente no período noturno e ao amanhecer, quando a neblina é mais densa.