O seu carro ferveu? Saiba o que fazer nesta situação

O superaquecimento, ou popularmente conhecido como a situação do carro ferver, é um problema bem comum e sujeito a todos os veículos que circulam nas vias, principalmente aqueles que ficam parados em congestionamentos e enfrentam diariamente grandes filas.

Estar preparado para este problema é uma das formas de evitar prejuízos maiores e acabar danificando ainda mais o sistema elétrico e mecânico do carro. Para isso, o primeiro passo é manter a revisão e a manutenção preventiva em dia, sempre utilizando e fazendo a troca de materiais que estão em condições ruins e substituindo os aditivos e óleos que compõem as funções do veículo.

Mas, como saber se o seu carro está fervendo? O primeiro sinal é indicado no painel do carro, quando uma luz preventiva amarela é acionada. No pior dos casos o carro elimina vapores do capô, indicando que o superaquecimento se encontra em uma situação mais grave, ou o aviso do painel troca para a cor vermelha.

Uma das formas de evitar este tipo de problema, ou até mesmo reduzir as suas consequências, é manter o líquido de arrefecimento dentro dos níveis indicados, este recurso é responsável por deixar a temperatura ideal no motor e possui uma concentração específica indicada pelo fabricante no manual do veículo.

Mesmo com o líquido de arrefecimento em dia e todos os aditivos recomendados, muitos carros enfrentam o superaquecimento, nestas situações eles são causados por problemas elétricos e mecânicos. Para isso o ideal é levar o veículo em uma oficina especializada o mais rápido possível.

Assim que perceber o superaquecimento você deve parar o veículo em um local seguro e desligar o motor. Para ajudar no resfriamento é indicado abrir o capô, mas cuidado, devido a alta temperatura determinadas áreas podem causar queimaduras se forem tocadas. Antes de realizar qualquer procedimento acione ajuda mecânica, guinchos ou reboque, somente profissionais especializados devem realizar a manutenção no veículo.

Jogar água fria no motor ou permanecer com o carro ligado nessa situação pode comprometer o funcionamento de diversas peças, uma boa dica para drenar o calor do motor é ligar o ar quente do carro. Esta dica pode ser utilizada quando o sinal amarelo for acionado no painel, mas nunca quando o veículo encontra-se em situação de emergência, ou seja quando a luz vermelha estiver acesa.

Uma vez estacionado em um local seguro, chame por ajuda ou espere o resfriamento do motor, que normalmente é de meia hora. Mesmo o carro voltando a funcionar corretamente o ideal é leva-lo para a oficina mais próxima e realizar a manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *