Informações necessárias que ajudam na vida útil da sua bateria

Como todas as outras partes do carro, a bateria também precisa de atenção redobrada, agrupada em uma caixa plástica e feita de placas de chumbo e solução de ácido, a bateria é uma fonte acumulativa de energia.

Cuidados com este equipamento devem ser feitos periodicamente e a duração deste tipo de recurso é de 2 a 5 anos, dependendo da frequência do uso do carro e os acessórios que o veículo possui.

Muitos dos serviços que o seu carro lhe proporciona são verdadeiros “ladrões” de bateria. Rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos são aparelhos que ficam sempre ligados, em uma corrente de stand by, ou seja, dependem da bateria 100% do tempo.

É importante lembrar que antes da instalação de novos serviços no carro, você deve analisar a capacidade da sua bateria, normalmente esta informação é encontrada no manual que acompanha o veículo.

Para carros que quase não são utilizados ou usados com uma baixa frequência o recomendado é desligar os terminais dos cabos das baterias, pois ela também é consumida enquanto o carro está desligado, pelos produtos citados anteriormente.

Outra maneira de fazer com que a bateria dure mais do que o planejado é sempre manter as capas protetoras, as quais geralmente são feitas de borracha ou plástico. Com estas capas os riscos de curto-circuito são diminuídos, os quais são causados pelo contato de objetos metálicos.

Outra dica importante para evitar a sobrecarga da bateria é evitar dar a partida com o farol ligado, pois a partida do carro é a parte que mais sobrecarrega a bateria e com as luzes acessas a sobrecarga é muito maior.

Vale considerar que usar produtos originais e recomendados para o seu veículo são essenciais, pois assim você está oferecendo ao seu carro um produto testado e com certificado de garantia, o qual tem menos chances de causar acidentes e prejuízos, além de durarem mais tempo e não danificarem outras partes do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *