É possível fazer a regulagem dos faróis em casa?

          O farol é o melhor amigo de quem dirige a noite. Porém, muitos motoristas deixam para checar esse recurso apenas quando ele apresenta algum problema mais grave, como quando está queimado, por exemplo. O ideal é que se faça uma verificação periódica no alinhamento das lâmpadas para que a luz ilumine a via corretamente em momentos de baixa luminosidade e não ofusque a visão dos outros motoristas.

          Esse procedimento é simples e pode ser realizado em casa, pelo próprio condutor. Para iniciar a regulagem, posicione o seu carro em uma superfície plana, no período da noite, a uma distância de 3 a 5 metros da parede mais próxima e ligue os faróis apontados para ela. Tanto a luz do lado direito quando a do lado esquerdo devem estar na mesma altura, alinhadas entre si. O ideal é que ambas estejam direcionadas levemente para baixo.

          O próximo passo é medir a altura do farol até o solo. Se ela for de 66 centímetros, vá até a parede e faça uma marcação a 61 centímetros do chão (essa medida corresponde aos 66 centímetros da altura do farol menos os 5 centímetros referentes ao 5 metros de distância do carro até a parede). Feito isso, ligue os faróis e veja se o facho de luz está posicionado sobre a linha, sem sombras ou manchas escuras abaixo ou acima da marcação.

          Se o facho estiver sobre a linha, o farol está corretamente alinhado. Se estiver fora, ligue a luz baixa, levante o capô do veículo e localize os dois parafusos sobre cada farol, um para a regulagem vertical e outro para a horizontal. Com as ferramentas corretas, gire-os até que a posição da luz esteja exatamente sobre a marcação da parede. Caso surja alguma dúvida, procure uma oficina mecânica que eles também farão a regulagem.

          Essa regulagem ajuda a evitar acidentes e também uma multa. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, trafegar com os faróis desregulados é uma infração grave. Por isso, se durante o seu trajeto existem muitas ruas irregulares e buracos, se foi feita a substituição da suspensão ou de uma lâmpada do veículo recentemente ou se em uma viagem o seu carro esteve muito pesado, faça esse procedimento em casa e evite maiores problemas.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *