É normal baixar o nível do líquido do radiador?

Checar o nível do líquido do radiador é uma atividade normal de quem tem carro, mesmo que você não faça sozinho, às vezes o frentista se dispõe a verificar enquanto seu carro é abastecido. E se seu sistema de arrefecimento estiver 100%, o nível do líquido estará exatamente no mesmo lugar da última verificação. Uma pequena baixa no líquido pode ser considerada normal, porém se você acaba completando com um copo cheio toda semana, provavelmente alguma coisa está errada.

O problema pode parecer inofensivo, afinal, se você sempre está completando o reservatório, não falta líquido no sistema. Mas não podemos esquecer o quão importante é o sistema de arrefecimento para o veículo, ele é responsável em manter o motor na temperatura perfeita para funcionamento, nem muito quente nem muito frio.

Mesmo o sistema de arrefecimento sendo complexo, manter a revisão em dia é consideravelmente simples e de extrema importância para o bom funcionamento do veículo, trocar o líquido do radiador e a válvula termostática a cada 30.000 km rodados são boas maneiras de manter seu sistema predefinido contra possíveis falhas. Geralmente a manutenção preventiva é consideravelmente barata, porém as consequências da falta dela podem ser trágicas para seu motor, chegando a ponto de um superaquecimento comprometer o motor inteiro. Problemas como empenamento/oxidação do cabeçote e até mesmo fundição do motor são consequências de um sistema de arrefecimento ineficiente ou com problemas.

Note também que nunca usamos o termo “água do radiador”, como era muito comum antigamente, o uso de água da torneira pode ser muito prejudicial a todo sistema, ela não deve ser utilizada nem mesmo para mistura com o aditivo. Use sempre água desmineralizada e aditivo de acordo com o manual do seu veículo.

Mesmo que sua manutenção preventiva esteja em dia, se você notar que o líquido está baixando ou até mesmo perceber que a água está borbulhando dentro do reservatório, leve o veículo até seu mecânico de confiança o mais rápido possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *