Alinhamento e Balanceamento. Por que fazer?

Muitas vezes ao dirigirmos uma longa distância, ou mesmo no dia a dia, é possível sentir alguma dificuldade em conduzir o veículo em linha reta ou o mesmo puxando mais para a direita ou para a esquerda. Barulhos fora do comum em certas velocidades também podem ser sentidos. Nada de anormal em um veículo é um bom sinal. Procedimentos simples feitos em oficinas mecânicas podem evitar que esses pequenos problemas se tornem dores de cabeça e tragam gastos desnecessários.
         

O alinhamento é indicado após ocorrer a passagem por algum buraco, pedra ou alguma pista muito irregular que possa ter causado o deslocamento da suspensão, deixando a direção do seu carro instável. Outro ponto que pode ser percebido quando há algo de errado com o alinhamento do veículo é o desgaste estranho dos pneus, principalmente nas bordas. Ao perceber sinais parecidos com esses, procure uma oficina mecânica. O procedimento é indicado também quando há a substituição dos pneus por novos e em toda revisão estipulada pelo fabricante.

Outro procedimento que envolve essa parte do carro e que tem igual importância quando comparado com o anterior é o balanceamento. Ele deve ser feito quando você perceber alguma roda trepidando de um lado para o outro ou vibrações no volante, deixando a direção instável e certas manobras mais difíceis de serem executadas. Na oficina mecânica, o balanceamento será feito para equilibrar o conjunto dos pneus e das rodas do carro, devolvendo a estabilidade à direção. Ele deve ser feito a cada 10.000 km rodados ou quando houver a substituição ou algum reparo nos pneus e câmaras de ar ou sempre que se substituir peças do conjunto rodante, como peças da suspensão, pastilhas de freios e rolamento da roda. 

 A recomendação é que os dois procedimentos sejam feitos juntos, já que um complementa o outro. Evitar o desgaste precoce dos pneus evita prejuízos financeiros e garante mais segurança para o motorista e passageiros. Procure uma oficina mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *